Chegou ao seu final o anime Dragon Ball Super, neste domingo (25). A nova saga Dragon Ball, no entanto, deixou claro que o anime não chegou ao seu final, pois deixou várias brechas para uma sequência. Teremos um filme no final de 2018, e provavelmente, em algum tempo, um novo arco na história, que pode ser simplesmente uma sequência do próprio Super, ou um anime novinho.

Dragon Ball Super surgiu no meio de 2015, e entre seu anúncio e começo, causou muita empolgação. A saga se passa um pouco depois do final da luta contra Majin Boo. O primeiro arco de episódios apenas adaptou o filme "Batalha dos Deuses" e o conhecido "O retorno de Freeza". A partir do aparecimento do Deus Champa, do Universo 6, é introduzido de vez o conceito de universos, e a ação de verdade começa com o torneio Batalha de Universos, um desafio entre Bills e Champa, deuses da destruição dos universos 6 e 7. Nesta mesma época, Goku e Vegeta vão treinar com o Whis, e voltam bem mais fortes do que eram.

O Torneio Batalha de Universos, consiste numa disputa entre os melhores lutadores do universo de cada deus para a possessão da Terra. Goku, Vegeta, Majin Boo, Picolo e o novo Monaka, integram o time de Bills, enquanto o Saiyajin Cabba, o robô Magenta, o urso Botamo, Frost (uma espécie de Freeza do universo 6), e o assassino Hit, integram a equipe de Champa. Goku derrota Botamo, e só perde de maneira irregular para Frost, que também vence Piccolo, com a ajuda de uma agulha venenosa. O trapaceiro, no entanto, não é páreo para Vegeta, que também vence Cabba, o qual vira quase seu discípulo, e Magenta. Mas, Vegeta sucumbiu diante do poder de Hit do Universo 6, que ainda acaba fazendo Goku desistir. Com Boo caído num sono profundo, Monaka, um entregador comum que Bills diz ser o homem mais forte do Universo para que Goku e Vegeta aprimorem seus poderes, acaba contando com a misericórdia de Hit, que se joga da Arena, fingindo ser derrotado.

Nessa mesma ocasião, Goku conhece e faz amizade com Zenō, o rei de todos os universos. Depois de alguns Fillers, temos a saga de Goku Black/Zamasu, um inimigo que faz Trunks do futuro pedir ajuda ao passado, mais uma vez.

No fim, Zamasu é apagado junto com a inteira linha de tempo futura por Zenō do futuro, que volta Goku no tempo. Goku cumpre sua promessa para Zenō, e apresenta à ele o seu eu do futuro. Algum tempo depois, Trunks do Futuro, retorna para casa, e Zenō e o Zenō do Futuro começam com a organização do Torneio do Poder. O torneio reune times de lutadores de cada universo, por sugestão de Goku. Mas, os reis declaram que os universos derrotados no torneio irão ser apagados.

Goku, Vegeta, Gohan, Piccolo, Kuririn, Mestre Kame, Tenshinhan, Androide 18, Androide 17 e Freeza formam o time do Universo 7, para protegê-lo. Mesmo sabendo do fato de que Zen-Oh do Presente e Zen-Oh do Futuro já tinham a intenção de destruir os universos mais fracos, a maioria dos lutadores dos outros universos consideram Goku como um vilão, por apoiar o torneio. De todos os doze universos, apenas quatro (universo 1, 5, 8, e 12) são isentos de participarem, por seus habitantes terem uma média de força acima de 7. No torneio, Goku alcança a nova forma de deus, conhecida como o Instinto Superior, ganhando muita agilidade.

Com seis universos vencidos e apagados, o torneio vira um duelo entre os Universos 7 e 11, na batalha final pelas Super Esferas do Dragão, um dos prêmios, e a sobrevivência. O torneio acaba com o Androide 17 como vencedor, após Goku e Freeza jogarem o poderoso Jiren para fora da Arena. Ele pede a restauração dos universos apagados para as Super Esferas do Dragão, encerrando assim DBS, ao menos por hora.

Dragon Ball Super atingiu ótimos índices no Japão. Ficou sempre entre os cinco animes mais assistidos, perdendo neste meio tempo só para One Piece, Naruto/Boruto e Pokémon. Três animes que nunca foram descontinuados. One Piece é muito bom, e também o Mangá mais vendido da história da Shonen Jump, e único capaz de superar Dragon Ball na relação venda por volumes. Naruto também é ótimo, e um dos poucos a desafiar Dragon Ball na história. Pokémon teve a febre Pokémon GO. E no Ocidente, Dragon Ball Super foi um completo sucesso, quase que mantendo o anime como insuperável. 

Ficou claro que o final de Dragon Ball está longe. Akira Toryama indicou que Dragon Ball GT é uma versão canônica do anime, que termina no final do Dragon Ball Z. Está saga termina com Bra (ou Bula), e Pan, já crescidinhas, o que indica que, como no final do Super elas ainda são bebês, há alguns anos para passar muita água por debaixo da ponte. A relação de Vegetta com Cabba, a de Goku com Ubb, os universos ainda não descobertos, os já descobertos ... Há muita história para desenvolver. Toryama não fechou o anime, para não ter que arrumar brechas, pois este sucesso, não tem prazo para acabar.