A Shonen Jump é a maior revista de Mangás do Japão, e a responsável principal por alçar a Shueisha ao posto de uma das três principais editoras de quadrinhos do planeta. Nos últimos anos, One Piece é o principal nome da publicação, que já teve outros sucessos, como Dragon Ball, Slam Dunk e Naruto. Mas, nem sempre foi assim. O processo de gigantismo da revista se deu nos últimos 30 anos, com o surgimento de novos formatos.

No começo dos anos 90, tivemos um grande crescimento criativo e comercial da Shonen Jump, muito por conta de Dragon Ball. Publicada há 7 anos, a história de Goku e seus amigos, vivia seu auge em 1990, inovando com a consolidação do Shonen de Batalha, que ficaria conhecido em um mundo em franco processo de globalização, como a cara da Shonen Jump. Não era um mangá de comédia, nem de ação, e as lutas não faziam parte, mas eram a base da história. Já Slam Dunk mudava a cara do gênero de Mangás de esportes, e a dupla, ao lado de YuYu Hakusho, formaria um grupo conhecido como os três pilares da Shonen Jump em seu auge. A revista tinha tiragens médias semanais de 4 milhões de cópias, e Dragon Ball e Slam Dunk quebravam recordes de vendas de volumes, que só seriam superados por One Piece, por volta do ano de 2010, e Kimetsu no Yaiba, lá por 2020.

Obviamente, um dia, esses mangás começaram a ser concluídos. O mangá de Togashi foi o primeiro, sendo encerrado em Julho de 1994, e depois, Dragon Ball, em maio de 1995, deu adeus à Jump, na edição de maior tiragem da história mundial, chegando a 6.000.000 de cópias. Mas as vendas caíram mesmo, foi quando Slam Dunk chegou ao fim, em junho de 1996.

Todos os mangás que estavam em publicação, não conseguiam tomar este espaço. O popular Rurouni Kenshin já existia desde 1994, e se tornou o maior sucesso da revista, seguido por Bastard, Rokudenashi Blues e Captain Tsubasa. Mas nenhum era sucesso como o trio de Ouro.

O primeiro mangá de sucesso a surgir pós-Dragon Ball, foi Yu-Gi-Oh!, ainda em 96. Depois, a melhor geração de mangakás da história da Jump ganharia vez para a temporada 1997-98. Começaram a publicar na revista Eiichiro Oda (One Piece), Hiroyuki Takei (Shaman King), Masashi Kishimoto (Naruto), Takeshi Obata (Hikaru no Go!), Tite Kubo (Bleach), e Takeshi Konomi (Prince of Tennis).

Oda, Kubo, Kishimoto e Takei eram leitores de Dragon Ball, e sabiam a fórmula do sucesso. Yoshiro Togashi voltou à ativa com Hunter x Hunter, em maio de 98. Dessa forma, a revista formava um novo trio de Ouro, primeiro com One Piece, Rurouni Kenshin e Hunter x Hunter. Nobuhiro Watsuki finalizou seu Samurai X em 1999. Já no começo dos anos 2000, um Top-5 com One Piece, Hikaru no Go, Prince of Tennis, Naruto e  Bleach ficaria consolidado, com mais tarde, os mangás esportivos deixando essa primeira linha para um novo Big 3 mesmo, formado por One Piece, Naruto e Bleach, que reinaram por quase uma década. Naruto chegou ao fim em 2014, e Bleach em 2016, deixando vagas duas posições de Pilar da Jump, com One Piece reinando no trono dos Mangás, tanto no presente, como na história.