Romance Dawn: o começo de tudo



Resumo de One Piece: Romance Down



Há alguns anos atrás, no Mundo de One Piece, o Rei dos piratas, Gol D. Roger, foi capturado e levado para ser executado em público. Antes de morrer, anunciou para todos que estavam ouvindo, que ele havia deixado o seu grande tesouro, o One Piece, em um único lugar, e quem encontrá-lo poderia ficar com ele, além de se tornar o novo rei dos piratas.






One Piece, é um dos poucos mangás que estão sobrevivendo desde os anos 1990, tendo começado a ser publicado em 22 de julho de 1997, e seguindo firme até hoje, em uma periodicidade quase semanal, pela Shounen Jump, mesma revista de outros títulos bem famosos, como Dragon Ball e Naruto. One Piece já superou, a marca de 1.000 capítulos, e é bem grande, embora pelo tempo que já é publicado, poderia ter até mais páginas desenhadas, não fosse a necessidade do autor, Eiichiro Oda, produzir material para outras mídias, também.

One Piece foi publicado no Brasil na década passada pela Conrad Editora, algo que depois passou a ser feito pela Panini. A Conrad publicou basicamente a Grande Saga East Blue, que é dividida em várias mini sagas/arcos. O primeiro arco se chama Romance Dawn, cujo qual apresenta o protagonista, Monkey D. Luffy, e os seus sonhos. O anime também chegou a ser exibido aqui no Brasil, por Carton Network e SBT, mas numa versão com muitos cortes, que nem agradou os fãs existentes, e nem conseguiu conquistar novos fãs. O começo de One Piece já é mais lento do que o de outras obras, e Luffy demora a realmente correr sérios perigos e enfrentar vilões de grande força.



O arco de Romance Dawn se inicia com Luffy criança, mostrando a sua relação com o pirata Shanks, o Ruivo. O protagonista quer ser um pirata, e fazer parte do bando de Shanks, que o alerta para os perigos que terá de passar pela Grand Line. Os demais piratas do Bando de Shanks, zoavam muito o pequeno Luffy, e frequentavam o Bar de Makino, na Vila Fucsia. Para mostrar sua coragem, Luffy comeu um Fruto do Diabo, a Gomu Gomu no Mi, que pertencia à Lucky Ro, um dos mais habilidosos piratas do Bando do Ruivo. Luffy ganhou o poder de se esticar, sendo assim, virando um verdadeiro homem borracha. Quem come uma Akuma no Mi, não pode nadar. Tentando mostrar mais coragem, Luffy encarou um bando de Ladrões, e por eles foi jogado ao mar, e ia ser atacado por um Rei dos Mares. Para o salvar, Shanks perdeu o seu braço, mas não lamentou por isso. O Ruivo, antes de partir, lhe dá o seu Chapéu de Palha, e fala para ele um dia vir lhe devolver, quando tiver se tornado um Grande Pirata.

Luffy cresce, e quer se tornar o Rei dos Piratas, conseguindo atravessar a Grand Line. Para isto, ele pega um bote e entra no mar, começando a viver algumas aventuras. Primeiro, ele ajuda o garoto Coby, que sonha em entrar para a Marinha, a derrotar Alvida, uma Pirata que estava o subjugando, fazendo o menino passar a acreditar em seus sonhos. Depois, Luffy vai em busca de Roronoa Zoro, um espadachim conhecido como “Caçador de Piratas”, que estava preso, sob comando do Capitão Morgan, o "Braço de Machado", na época, um capitão da Marinha. O filho do capitão, Helmeppo, também era muito cruel, e ambos tinham a intenção de matar Zoro, o mantendo preso, ao contrário do que falavam para o mesmo. Zoro lembrou de Kuina, garota para a qual ele fez uma promessa na infância, de se tornar o melhor espadachim do mundo, já que a mesma, que treinava espada com ele, morreu e não poderia chegar a este posto. Por isso, Zoro ama muito suas três espadas, tanto quanto Luffy ama seu Chapéu. Por isso, Zoro, apesar de relutar, aceita ajuda de Luffy para fugir.

Zoro e Luffy se juntam, derrotam Morgan, e recebem a complacência dos demais marinheiros, que já não aguentavam mais os desmandos do Capitão. Para fingir que Coby não estava com ele, já que um Pirata não pode fazer parte da Marinha, Luffy simula uma briga com o garoto, e faz os marinheiros pensarem que eles eram inimigos. Como Coby parecia não estar com Luffy, ele pode seguir com a Marinha, e começar a realizar seu sonho. De começo, Coby não entende a situação, mas depois cai em si, e entende que Luffy brigou com ele apenas para o ajudar a seguir seu caminho. Luffy e Zoro também pegam o mar em busca de um barco, e mais membros para a tripulação.