A entrada na Grand Line



Após o incidente com Buggy e Alvira em Loguetown, os Chapéus de Palha buscam reforçar seu estoque de armas e comida, principalmente Zoro, que consegue uma nova espada, a Sandai Kitetsu, a espada amaldiçoada. Aqui, Zoro descobre que a espada de Kuina é o precioso Wado Ichimonji.

Quando os Mugiwaras estão indo embora da Ilha, Fuzileiros, Buggy, e o marinheiro Smoker tentam os impedir. Snoker é bloqueado por um homem misterioso chamado Dragon, que se descobre depois, que é o pai do Luffy. Depois, os Chapéus de Palha seguem para onde a Grand Line está localizada, onde chegam ao grande ponto, a Reverse Mountain. Ao entrar, eles encontram Laboon, a baleia, e Dr. Crocus, no estômago de Laboon.

A equipe descobre que Laboon bate a cabeça na Linha Vermelha diariamente, querendo ir para o outro lado, o que acaba dando-lhe cicatrizes. Ele já foi um animal de estimação para um bando de piratas, mas era jovem demais para segui-los, há 50 anos. E agora, ele é grande demais para escapar de Twin Peaks. O Doutor vive dentro de Laboon, para dar-lhe sedativos, e impedir que Laboon se mate.

Durante isso, Wednesday e Mr 9 se infiltram em Laboon, para fins de caça às baleias. Depois que eles foram derrotados facilmente, Luffy descobre a história de Laboon. Então Luffy luta com Laboon e o faz prometer uma revanche, dando-lhe motivos para não se matar. Wednesday e Mr.9, pedem que os Chapéus de palha os levem ao Whisky Peak, com o qual concordam.

Começa o grande momento de One Piece, quando os Mugiwaras entram na Grand Line, e realmente descobrem, o tamanho dos desafios que vão ter pela frente, encontrando rivais cada vez mais, e mais fortes. A partir daqui, os conceitos de arcos e sagas, antes bem divididos na narrativa, também começam a se dividir. Temos depois de East Blue cinco grandes sagas (pré-Marineford, Marineford, Aliança Pirata, Yonkou e final), cheias de mini-sagas, arcos, mini-arcos, e entre-arcos. Cada fã divide, como acha melhor, e se identifica na narração.