A Saga Thriller Bark, foi a 5° saga do mangá e anime One Piece. Ela narra a aventura dos Chapéu de Palha, logo após a sua saída de Water 7.




Sem planejar, os Chapéus de Palha entram na ilha fantasma de Thriller Bark, onde eles encontram o Shichibukai Gekko Moriah, e seu subordinado, Dr. Hogback, um grande ídolo de Chopper, que fica encantado e confia no mesmo. O navio Thriller Bark, tem como centro e "solo", a ilha do West Blue, e ao redor tem um grande muro com uma "boca gigante", que abre e fecha, e é a única entrada e saída do navio. A parte entre o muro e a ilha, se baseia em uma vasta quantidade de água, e no centro do Navio/Ilha encontra-se uma mansão, cercada por uma Floresta, a Floresta Semi-Morta, formando uma Ilha "Fantasma". Thriller Bark foi a primeira ilha do Mundo de One Piece, a ser modificada para se tornar um navio.

Quando Chopper e Nami já estão sob o domínio dos rivais, o restante do bando vai em seu resgate. Usando suas habilidades Akuma e as habilidades cirúrgicas de Hogback, depois de muita confusão, Moriah usa a sombra de Luffy para reviver um oni lendário gigante, Oars. Com a ajuda de um esqueleto músico, chamado Brook, e dos Piratas de Lola, filha da Yonkou Big Mom, os Chapéus de palha lutam e derrotam os Zumbis de Hogback, os subordinados Perona e Absalom, Moriah e Oars. No final da saga, o Shichibukai Bartolomeu Kuma, um dos Pacifistas, aparece para matar Luffy, mas Zoro pede para ele trocar a dor de seu Capitão para o seu corpo, e Kuma aceita. Depois, os Chapéus de Palha adquirem alguns artefatos que podem ser importantes, como um bracelete que Luffy pede para Nami, e em uma saga futura, ele entregará para Buggy, em troca de ajuda.

Brook, depois revela ser o ex-capitão dos Piratas Rumbar, e amigo da baleia Laboon, a mesma baleia que o Chapéu de Palha encontraram na Reverse Mountain. Após a derrota de Moriah, Brook junta-se aos Chapéu de Palha, como o tão aguardado músico do bando.