Balanço do ano de 2019 na Shonen Sunday


O ano de 2019 não foi o melhor ano em vendas para a Weekly Shonen Sunday. Contudo, obras novas, de autores consagrados, como Yofukashi no Uta, do autor de Dagashi Kashi, e MAO, de Rumiko Takahashi, parecem ter começado muito bem, deixando um ar de positividade. Resta saber se eles vão conseguir manter esse momento positivo com seus volumes futuros.

A série principal da revista, Detective Conan, passou grande parte do ano ausente das páginas, o que certamente não ajudou em nada as perspectivas de vendas em geral. Felizmente, alguns spin-offs de Conan ajudaram a aumentar os números da editora durante 2019. O ano teve o começo de 10 novas séries, das quais três já foram concluídas, e uma transferida, e depois concluída. No total, 12 séries foram concluídas durante o ano, incluindo Yugami-kun e, recentemente, Gin no Saji. Enquanto muitas dessas séries eram novatas que lutavam para decolar, perder Silver Spoon definitivamente foi ruim para a revista como um todo, mesmo que obra já não aparecesse com tanta frequência nela.

Em termos de participação, houve 10 séries que conseguiram aparecer em todas as edições durante 2019: Amano Megumi wa Sukidarake!, Aozakura: Bouei Daigakukou Monogatari, Maoujou de Oyasumi, Maiko-san Chi no Makanai-san, Hoankan Evans no Uso: Dead or Love, Youkai Giga, Tokachi Hitoribocchi Nouen, Tonikaku Cawaii, Kimi wa 008 e Switch. Apesar de seu fraco desempenho de vendas até agora, Fire Rabbit conseguiu garantir o maior número de páginas coloridas do ano, somando 9 páginas coloridas em 2019.

Olhando para o futuro, a Sunday não parece que planeja mudar muito suas estratégias para 2020, já que as próximas 3 novas obras foram anunciadas para serem iniciadas. Várias das séries mais antigas parecem poder concluir-se até o final de 2020, com Amano Megumi, Ariadne e, possivelmente, Souboutei. Como a frequência dos lançamentos do Detetive Conan é incerta, a Sunday definitivamente parece precisar de alguns novos sucessos para ajudá-la a permanecer competitiva, com relação às outras revistas semanais shonen. Animes de algumas obras, podem ajudar a dar um hype em novatos, e alavancar as vendas da publicação.