A Shonen Jump é uma das revistas de mangá mais icônicas e influentes do mundo. Desde o seu lançamento em 1968, a Shonen Jump tem sido a casa de algumas das séries de mangá mais populares e amadas, moldando a cultura pop japonesa e global. Vamos mergulhar na história desta revista lendária.
O Início
A Weekly Shonen Jump foi lançada pela primeira vez pela Shueisha em 2 de julho de 1968. Ela foi criada para competir com outras editoras de sucesso como a Weekly Shonen Magazine e a Weekly Shonen Sunday. Antes da vigésima edição, a revista era chamada simplesmente de Shonen Jump, que era originalmente uma revista bissemanal e só veio a se tornar semanal em 1969.
A Criação da Shonen Book
Com o crescimento econômico dos anos 50 e o otimismo da juventude japonesa pós-Segunda Guerra Mundial, testemunhamos o surgimento de diversas mídias no Japão, incluindo as 'magazines de mangás' que apresentavam quadrinhos em preto e branco. A Shueisha, estabelecida em 1925, liderava esse novo setor, especialmente no campo shoujo, com revistas como Shojo Book e Ribon. Após o sucesso no segmento shoujo, a Shueisha tentou expandir seus horizontes, criando a revista Shounen chamada Omoshiro Book, que se transformaria na Shonen Book em 1958.
A Shonen Book, uma revista mensal destinada ao público adolescente, tornou-se o lar de renomados autores, como Fujio Akatsuka e Osamu Tezuka, marcando a história dos mangás. No entanto, a revista enfrentou o desafio das séries curtas, já que acreditava-se que séries longas poderiam cansar os leitores. Apesar disso, a Shonen Book não se limitava a mangás, também incluindo Light-Novel, entrevistas e outros materiais direcionados ao público adolescente.
Tadasu Nagano: O Fundador
Nascido em 1926, Tadasu Nagano viveu sua juventude durante a Segunda Guerra Mundial no Japão fascista. Após a guerra, ingressou na Shokukagan, a empresa proprietária da Shueisha, em 1951, onde se tornou editor de várias revistas, migrando entre os gêneros shonen e shoujo. Com sua visão e determinação, Nagano foi promovido a Editor-Chefe da Shonen Book, consolidando seu papel como um dos líderes mais admirados na Shueisha.
Nagano foi fundamental na transição da Shonen Book para a Weekly Shonen Jump. Enfrentando resistência inicial devido ao sucesso da Shonen Book, ele convenceu a Shueisha a criar uma nova revista, a Shonen Jump. Inicialmente quinzenal, a revista logo se tornou semanal devido ao sucesso crescente. Nagano implementou uma estratégia baseada em questionários, dando voz ao público para moldar o conteúdo da revista. As palavras-chave "Amizade, Esforço e Vitória" tornaram-se o slogan da Shonen Jump.
Duro Início da Weekly Shonen Jump
Os primeiros anos da Weekly Shonen Jump foram desafiadores, com a Shonen Book sendo transformada em uma edição especial da Jump. Nagano enfrentou dificuldades materiais e trabalhistas, optando por contratar editores "freelance" para compensar a falta de mão de obra. A revista se destacou ao criar um sistema baseado em questionários para decisões editoriais, garantindo que o conteúdo atendesse às preferências do público.
Nagano colheu os frutos de suas estratégias entre 1970 e 1974, estabilizando a revista no mercado e expandindo a marca Shonen Jump. A gestão bem-sucedida permitiu que Nagano passasse o bastão para Yusuke Nakano em 1974, enquanto ele ascendeu a diretor administrativo da Shueisha. O legado de Nagano perdura na história da Weekly Shonen Jump, uma revista que se tornou um fenômeno de vendas graças à sua visão e liderança.
Os anos de 1980
Os anos de 1980 foram uma época crucial e dinâmica para a Weekly Shonen Jump, marcada pelo surgimento de várias séries de mangá icônicas que se tornaram fundamentais para a cultura pop japonesa e global. Durante essa década, a revista continuou a consolidar sua posição como líder na indústria de mangás, lançando obras que se tornaram clássicos atemporais. Alguns dos principais acontecimentos e séries desse período são:
Dragon Ball (1984-1995):
Criada por Akira Toriyama, "Dragon Ball" estreou em 1984 e teve um impacto transformador na indústria. A jornada de Son Goku, desde a infância até se tornar um poderoso guerreiro, foi uma mistura única de ação, aventura e comédia. A obra estabeleceu padrões elevados para a narrativa shonen.
Saint Seiya (1986-1990):
Escrita e ilustrada por Masami Kurumada, "Saint Seiya" (Os Cavaleiros do Zodíaco) estreou em 1986 e rapidamente conquistou uma base de fãs leais. A série introduziu os Cavaleiros de Bronze e suas batalhas épicas baseadas na mitologia grega.
Hokuto no Ken (1983-1988):
Conhecido como "Fist of the North Star" no ocidente, este mangá de Tetsuo Hara e Buronson estreou em 1983 e teve um impacto significativo. A história pós-apocalíptica de Kenshiro, com seu estilo de luta único e frases marcantes, cativou os leitores.
JoJo's Bizarre Adventure (1987 - Presente):
Hirohiko Araki começou "JoJo's Bizarre Adventure" em 1987, e a série continuou a crescer em popularidade ao longo dos anos. Conhecida por suas batalhas únicas e personagens distintos, tornou-se uma influência duradoura.
City Hunter (1985-1991):
Tsukasa Hojo criou "City Hunter", um mangá de ação e comédia, estreando em 1985. A história de Ryo Saeba, um "varredor" (guarda-costas e detetive), misturou elementos de ação, comédia e romance.
Dragon Quest: Dai no Daibouken (1989-1996):
Baseado no popular jogo de RPG "Dragon Quest", este mangá de Riku Sanjo e Koji Inada estreou em 1989. "Dai no Daibouken" cativou os fãs com suas aventuras de fantasia.
Assim, os anos 1980 viram a Shonen Jump expandir seus horizontes com uma variedade de gêneros, incluindo aventura, ficção científica, fantasia e romance. Isso contribuiu para a atração de um público mais amplo. Algumas obras, como "Dragon Ball" e "Saint Seiya", alcançaram sucesso significativo em mercados globais, contribuindo para a crescente reputação da revista em todo o mundo.
Os anos de 1990
Os anos 1990 foram uma década significativa para a Weekly Shonen Jump, marcada pelo contínuo sucesso e lançamento de séries que se tornariam verdadeiros fenômenos culturais. Aqui estão alguns dos principais acontecimentos e séries desse período:
Principais Séries e Acontecimentos:
One Piece (1997 - Presente):
Eiichiro Oda lançou "One Piece" em 1997, e a série se tornou um dos mangás mais populares e bem-sucedidos de todos os tempos. A jornada de Monkey D. Luffy em busca do tesouro One Piece cativou leitores com sua narrativa épica e personagens memoráveis.
Yu Yu Hakusho (1990-1994):
Yoshihiro Togashi criou "Yu Yu Hakusho", que estreou em 1990. A história de Yusuke Urameshi, um detetive espiritual, misturou elementos de ação, sobrenatural e drama, conquistando uma base de fãs leais.
Slam Dunk (1990-1996):
Criado por Takehiko Inoue, "Slam Dunk" estreou em 1990 e se tornou um dos mangás de esportes mais populares. A narrativa centrada no basquete, combinada com personagens realistas, contribuiu para seu sucesso.
Hunter x Hunter (1998 - Presente):
Outra criação de Yoshihiro Togashi, "Hunter x Hunter" começou em 1998 e continua a ser uma obra influente com sua complexa trama, personagens bem desenvolvidos e exploração de temas profundos.
Rurouni Kenshin (1994-1999):
Nobuhiro Watsuki trouxe "Rurouni Kenshin" para a Weekly Shonen Jump em 1994. A história de Kenshin Himura, um espadachim errante, equilibrou ação, drama e elementos históricos.
Os anos 1990 viram um aumento na popularidade dos mangás de esportes, com títulos como "Slam Dunk" e outros, atraindo leitores com histórias envolventes centradas em diferentes atividades esportivas. O sucesso internacional das séries da Weekly Shonen Jump persistiu, com muitas obras alcançando uma base global de fãs e contribuindo para a crescente reputação da revista fora do Japão.
Os anos 2000
Nos anos 2000, a Shonen Jump viveu um grande período, com o surgimento da famosa "Era do Big-3", quando a revista contou com três fenômenos de sucesso em suas páginas, de forma simultânea: One Piece, Naruto, e e Bleach. Aqui estão alguns dos principais acontecimentos e séries desse período:
Principais Séries e Acontecimentos:
Naruto (1999-2014):
Criado por Masashi Kishimoto, "Naruto" começou em 1999 e continuou seu sucesso nos anos 2000. A história de Naruto Uzumaki e sua jornada para se tornar o ninja mais forte conquistou fãs em todo o mundo.
Bleach (2001-2016):
Tite Kubo lançou "Bleach" em 2001, e a série rapidamente se tornou uma das mais populares. A narrativa centrada em Ichigo Kurosaki e seus deveres como Ceifeiro de Almas cativou uma vasta audiência.
Death Note (2003-2006):
Tsugumi Ohba e Takeshi Obata lançaram "Death Note" em 2003. A série, que explorava temas de moralidade e poder, tornou-se um sucesso instantâneo e recebeu aclamação tanto no Japão quanto internacionalmente.
Gintama (2003-2019):
Hideaki Sorachi começou a serializar "Gintama" em 2003. A obra, conhecida por sua mistura única de comédia, ação e sátira, conquistou uma base de fãs dedicada ao longo dos anos.
Katekyo Hitman Reborn! (2004-2012):
Akira Amano lançou "Katekyo Hitman Reborn!" em 2004. A série passou por uma transformação significativa, começando como uma comédia e evoluindo para uma história de batalhas mais séria.
A Nova Era e o surgimento de novas tendências
Yoshihisa Heishi desempenhou um papel crucial na história da Weekly Shonen Jump durante o período de sua gestão como Editor-Chefe, que começou em 2011 e durou até 2017. Sua liderança coincidiu com o início da chamada "Era New School" da revista.
Durante a gestão de Heishi, a Shonen Jump passou por uma fase de renovação e diversificação em sua linha editorial. O padrão anterior de "séries eternas" e a predominância de "Battle-Shounen" foram desafiados, e a revista começou a explorar uma variedade de gêneros e temas. Essa mudança foi uma resposta às preferências em evolução do público, que estava demonstrando interesse em histórias além do tradicional estilo de batalha.
Alguns dos mangás notáveis que surgiram durante esse período incluem "Nisekoi" (2011), uma comédia romântica, "Haikyuu!!" (2012), centrado no voleibol, "Ansatsu Kyoushitsu" e "PSI Kusuo Saiki" (ambos em 2012), sendo o primeiro sobre assassinato e o segundo sobre poderes psíquicos. Essas séries demonstraram a diversidade que Heishi trouxe para a revista. A gestão de Heishi foi caracterizada por uma transição para mangás variados, incorporando elementos de comédia, esporte, culinária e outros temas.
O gênero Battle-Shounen só foi bem-sucedido, com World Trigger (2013), Boku no Hero Academia (2014), e Black Clover (2015). Logo depois, Yuragi-Sou no Yuuna-San (2016), Kimetsu no Yaiba (2016), Yakusoku no Neverland (2016), a comédia romântica Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai (2017), e o mangá de ciência Dr. Stone (2017), também começaram a fazer sucesso.
A era Nakano
Hiroyuki Nakano assumiu a posição de Editor-Chefe da Weekly Shonen Jump em 2017, marcando uma fase significativa na história da revista. Sua gestão trouxe mudanças notáveis na abordagem editorial e na seleção de séries. Durante seu tempo no comando, Nakano buscou adaptar a revista aos novos desafios e tendências do mercado de mangás.
O período sob a liderança de Nakano testemunhou a continuação e o surgimento de séries notáveis. Jujutsu Kaisen, lançado em 2018, foi um dos destaques desse período, tornando-se um sucesso significativo e contribuindo para a vitalidade da revista. Além disso, outras séries, como Dr. STONE, Act-Age e Chainsaw-man, também ganharam destaque durante essa fase.
Uma mudança notável foi a ênfase em variedade de gêneros, indo além do tradicional Battle-Shounen. A inclusão de mangás com temas mais diversos e inovadores sugeriu uma abertura da revista para experimentação e uma resposta às preferências do público em evolução.
Além disso, Nakano desempenhou um papel importante na consolidação da presença digital da revista, destacando-se a criação da Jump +. Essa iniciativa buscou acompanhar a transição para o meio digital e alcançar um público mais amplo por meio de plataformas online.
No entanto, o período sob a liderança de Nakano não foi isento de desafios. O evento conhecido como "A Grande Extinção" em 2019-2020 representou uma crise significativa, com várias séries sendo encerradas, exigindo estratégias criativas para manter a relevância da revista. Três séries foram essenciais para evitar o colapso absoluto da Weekly Shonen Jump: One Piece, Boku no Hero Academia e Jujutsu Kaisen, com Dr. STONE e Black Clover desempenhando papéis importantes como assistentes destes três pilares.
O Impacto Global da Revista
Durante a Era de Ouro, a Shonen Jump expandiu sua presença global, traduzindo suas séries para vários idiomas e conquistando leitores em todo o mundo. Essa internacionalização foi crucial para estabelecer a Shonen Jump como uma referência global na cultura pop japonesa.
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